

Aguarelas, tintas, desenhos, padrões e tecidos.
Uma combinação que transforma peças de vestuário em
criações únicas.
Fundada em 2023, a POMME surgiu como um espaço onde é possível aplicar a criatividade no design têxtil. A marca une o trabalho da artista Maria Reis Rocha a uma produção sustentável,
promovendo assim o consumo responsável.
Criada e produzida em Portugal,
a POMME chega até si com tradição na alma.
DO DESENHO PARA O TÊXTIL
O lenço, grande ou pequeno, é um acessório de excelência há várias gerações. A artista Maria Reis Rocha cresceu rodeada pelas caixas de lenços da sua mãe, apelidada pela família de Pomme, e das suas tias.
A artista ainda guarda lenços que pertenceram à sua trisavó.
Os padrões são criados manualmente com técnicas tradicionais, como a aguarela e a tinta da China. Posteriormente, são transferidos para o têxtil através de jacto de tinta, num atelier especializado.
Os lenços são feitos de fibras 100% naturais. A maioria é em seda natural (100% seda), um material que se adequa na perfeição às cores e ao brilho das pinceladas da artista. No verão de 2022, foi iniciada uma coleção de lenços em algodão (100% algodão), mais leves e descontraídos.


Nova Coleção
'25 NA MARGEM DA LAGOA
N A M A R G E M D A L A G O A é a mais recente coleção da Pomme.
​​
Em 2019, na Bienal de Veneza, assisti à performance Sun & Sea (Marina), uma ópera apresentada como um dia de praia visto de cima.
Deitados sobre toalhas coloridas, banhistas anónimos cantavam sobre rotinas, pequenos prazeres e ansiedades do quotidiano levando-nos a uma reflexão sobre o corpo, o tempo e a fragilidade do planeta.
​
A performance fez-me criar, em 2022 e 2023, uma série de ilustrações de figuras vistas de cima, em diálogo com a areia.
Anos depois, essa memória regressa agora em forma de seda.
Os 5 lenços da coleção correspondem a 5 lagoas portuguesas.
Memória e matéria encontram-se aqui, na margem.

